PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
COM 77 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS - MOSSORÓ-RN

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

quinta-feira, 1 de julho de 2010

PADRE THEODORUS JOHANNES - 35


PADRE THEODORUS JOHANNES s.c.j natural de Helmonmd, Holanda, no dia 28 de novembro de 1934. Ele descobriu, na infância, sua vocação para o sacerdócio católico. Toda a sua formação foi na Holanda. Aos 12 anos, houve o primeiro contato com dogmas e influências filosóficas da cidade de Bergen op Zoon, onde estudou quatro anos. Fez o noviciado durante um ano na cidade de Asten, e começou a estudar Filosofia em Liesbosh, anos depois.

Estudou Teologia em Nijmegen, sendo ordenado padre em 1960. Começava aí sua vida sacerdotal. Seguiu para Amsterdã, capital holandesa, onde passou um ano atuando como uma espécie de estagiário. Voltou para o seminário de sua cidade natal, agora como professor de Francês, Latim e Religião.

Também foi nomeado prefeito de Disciplina. Exerceu o cargo até 1964, quando foi designado como padre auxiliar da Paróquia de Rips, cidade de 1.500 habitantes na época. Foi transferido em seguida para a Paróquia de Boekel. Lá, permaneceu até 1976. Um ano antes veio visitar um irmão no Brasil. A viagem mudou sua vida. Apaixonou-se pelo País.

Naquele mesmo ano, em conversa com o então vigário de Campo Grande, seu conterrâneo Padre Pedro Nees (3/2/1929), demonstrou interesse em exercer o ministério sacerdotal em terras brasileiras. Pediu-lhe que, tão logo surgisse uma vaga na região, lhe comunicasse. Voltou para a Holanda e, em junho de 1977, chegou ao Brasil, Recife-PE foi a cidade escolhida para a sua adaptação ao clima e ao idioma. Permaneceu lá quatro meses.

Foi transferido para Fortaleza-CE, onde morou de 1977 a 1983, ano em que foi transferido para Apodi. Padre Theodoro tomou posse na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e São João Batista, em Apodo, no dia 22 de agosto de 1983, substituindo o Padre Cornélio Overgaag, iniciando desde logo um processo de transformação do catolicismo na cidade, desenvolvendo uma série de trabalhos no município.

Com auxílio de amigos e conventos da Holanda, construiu seis capelas – duas na cidade – São José, no bairro do IPE e Nossa Senhora de Fátima, no bairro Bico Torto. Na zona rural foram erguidas capelas nos seguintes sítios: ESTREITO, em 1/5/1993, Baixa Fechada (8/2/2004), São Francisco (4/10/2003) Assentamento Moacir Lucena; três centros comunitários e três fábricas comunitárias. Quando foi empossado na paróquia de Apodi, a cidade tinha apenas um grupo de jovens. Hoje são mais de cinqüenta. O sacerdote sempre exerceu um importante papel social em Apodi, ajudando a população.

O padre Theodoro um sacerdote holandês apaixonado pelo Nordeste brasileiro, o qual conquistou a região Oeste Potiguar com postura serena e o senso de bondade. Chegou no Brasil no ano de 1977, a partir daí, construiu uma legião de amigos e administradores.

Membro da Academia Apodiense de Letras, cadeira 35 que tem como patrono o PADRE PHILIPE BOUREL, natural de Agripa (Alemanha) falecido na Missão Jesuíta da Aldeia do Lago Pody, no dia 15 de maio de 1709, quando a mesma foi atacada pelos imdigenas Janduís, que apesar de pertencerem ao mesmo grupo taraiiú, eram ferrenhos inimigos daqueles paiacus.

Padre Theodoro esteve à frente da paróquia de Apodi até o dia 27 de junho de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O 9º BLOG DO PORTAL OESTE NEWS, CRIADO PELO STPM DA RR PM JOTA MARIA, DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

ARQUIVO DO LINK AAPOL

ACADEMIAS